Ana Maria Lins
Nasceu na cidade de Colônia Leopoldina, Estado de Alagoas, em 8 de fevereiro de 1952. Viveu sua infância, adolescência e parte de sua juventude em sua terra natal.

Estudou na escola Aristeu de Andrade e no Colégio Padre Francisco, ambos na cidade de Colônia Leopoldina, vindo realizar o curso superior de História, no Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), em 1980.

A carreira de Magistério, contudo, não fora o seu forte mas a vida da administração. Atuou na Administração Pública, trabalhando na Secretaria de Administração da Prefeitura de Colônia Leopoldina, de 1971 a 1975.

Deslocando-se para Maceió, foi trabalhar em escritório de administração da empresa do ramo do açúcar. Após vários anos de atividades, passou a residir em Salvador e, posteriormente, em Porto Alegre, trabalhando, agora, no segmento de Shopping Centers, sempre na área administrativa.

Nos últimos tempos, a partir de 1997, passou a trabalhar em Recife, atuando, contudo, no ramo de representação comercial das empresas do segmento de colchões e de ventiladores industriais.

Aposentada, a partir de março de 2012, voltou à Colônia mas, por toda a vida, esteve preocupada com as condições de vida, em sua cidade natal, em especial o esquecimento dos registros históricos da cidade onde nasceu. Sempre viu como o povo perde a memória das coisas quando lhes são vilipendiados os seus artefatos culturais ou a destruição de seus registros de vida.

Para poder entender melhor o momento atual da cidade, pode participar de um grupo de pessoas que discutiam a cidade e a cidadania, o Movimento Colônia e Cidadania – MCC, podendo constatar a difícil tarefa do indivíduo de conquistar a sua cidadania.

Assim, é que passou a participar de um grupo de pessoas na cidade que debatia a possibilidade da criação de uma Academia de Cultura, em Colônia Leopoldina. Preocupada sempre com a questão histórica local, a destruição dessa memória, tornou-se fundadora da Academia de Cultura de Colônia Leopoldina, ACCL, que integra outros municípios limítrofes.

Organizou a 1ª Exposição de Fotos na cidade, denominada “Colônia Leopoldina em Memória Fotográfica (1950 a 1980)”, de sua própria autoria, que resgata 40 anos de fotografia da cidade e das pessoas, realizada no ano de 2015.
Ana Maria Lins
  • Nascido:8 de fevereiro de 1952