Andréa Marques da Silva nasceu em Colônia Leopoldina, Alagoas, no dia 18 de junho de 1978Andrea Marques da Silva. Filha de José Severino da Silva (Deda da oficina) e Aniete Marques da Silva (Nega), sendo a segunda entre os cinco filhos.
Começou seus estudos aos seis anos na Escola de Ensino Fundamental Professora Zora de Menezes Cleto Moreira. Nesta escola aprendeu a ler e a escrever e conclui a antiga quarta série, hoje conhecida como quinto ano do Ensino Fundamental. Continuou os estudos na Escola Estadual Aristheu de Andrade e cursou do sexto ao nono ano. Em seguida, prosseguiu com o Ensino Médio (magistério) no colégio Diocesano em Palmares – PE. Em 1998, fez o concurso no município de Colônia Leopoldina para exercer a função de professora das séries iniciais passando a lecionar na Escola de Ensino Fundamental Joaquim Luiz da Silva.
Prestou vestibular na FAMASUL (Faculdade de Professores da Mata Sul) na área de ciências exatas (Biologia), em que concluiu em 2001. Fez concurso no município de São José da Laje, classificando-se em primeira colocação.
Em 2002 iniciou a especialização em Educação Ambiental e concluindo em 2005, com a monografia: A Poluição do Rio Jacuípe em Colônia Leopoldina – Al. Ainda em 2002, casou em 28 de dezembro com Eleonaldo Matos Pereira. Teve seu filho em 2008 – Arthur Eleonaldo Marques Pereira. Em 2011, lancou o livro: Situações Político-Ambientais vol II, com o tema A Poluição do Rio Jacuípe em Colônia Leopoldina –Al.
Também lecionou no Colégio Normal Padre Francisco, mantido pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), nas disciplinas de Biologia e Química.
Em janeiro de 2006, fez o concurso para as séries finais (6º ao 9º ano) em Colônia Leopoldina, iniciando a função de Professora B de Ciências, na Escola de Ensino Fundamental Antônio Lins da Rocha.
Em 2013 e 2014, esteve à Frente da Secretaria de Educação, como Secretária Adjunta, com o Secretário José Romildo de Moura, permanecendo na Secretaria de Educação como Coordenadora.
É membro fundadora da Academia de Cultura de Colônia Leopoldina, no Estado de Alagoas.