Ernane Santana Santos, filho de Adalgiso Borges Santos e Maria de Lourdes Santana Santos, veio ao mundo em Colônia Leopoldina no mês de agosto de 1944. É casado com D. Eutália Guerra, com quem teve 04 filhos: Maria Natalie, Nathália Guerra, Natassia Guerra e Ernane Manoel. É médico e iniciou sua carreira de professor na Universidade Federal de Alagoas e Escola de Ciências Médicas de Alagoas, em 1972 e 1973, respectivamente.
Estudou seu curso primário o antigo Grupo Escolar Aristheo de Andrade, em sua terra natal, sendo seus professores: Eldleuza Araújo, Ivar e Romélia Luna. No Giásio Agamenon Magalhães, em Palmares – PE, concluiu seu curso ginasial (no ano de 1962) onde despontou como presidente do Clube de Ciências “Vital Brasil”. Neste mesmo ano, 1962, participou ativamente da campanha política do governador Miguel Arraes de Alencar.
Em 1963, iniciou o seu curso científico no Colégio Castro Alves (Ipiranga), em Salvador – BA. No ano de 1964, cursa o 2o ano no Colégio Marista de Maceió. Em 1965, estudou no Colégio Carneiro Leão, em Recife – PE e, logo em seguida, por questão de saúde, transferiu-se para Maceió, onde no Colégio Moreira e Silva, concluiu o curso científico, e foi orador da turma, na festa de conclusão.
Ainda em 1965, submeteu-se ao concurso vestibular de Medicina, sendo aprovado entre os primeiros. No ano de 1966 é eleito secretário do Diretório Acadêmico Prof. Sebastião da Hora, e, ao concluir o curso médico, é escolhido por seus colegas para ser um dos oradores oficiais da festa de conclusão que ocorreu em 11 de dezembro de 1971.
No ano de 1976, ingressou na Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas, onde durante quase 15 anos participou do seu quadro funcional, ora atuando como médico perito do Instituto Médico Legal “Estácio de Lima”, ora como médico psiquiatra do Manicômio Judiciário “Pedro Marinho Suruagy”, ou mesmo como professor da Academia de Polícia Civil de Alagoas (APOCAL), sendo posteriormente nomeado para exercer o cargo de chefe do Serviço Médico Odontológico do estabelecimento prisional São Leonardo, até pedir exoneração do cargo e afastamento definitivo do quadro de pessoal da secretaria acima mencionada.
Especializou-se em psiquiatria, Medicina do Trabalho e Clínica Médica, além de conseguir o título de mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), em 1978.
Foi professor de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e de Saúde Coletiva da Escola de Ciências Médicas de Alagoas (ECMAL), hoje, Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Coordenou os cursos de pós-graduação em Medicina do Trabalho e Enfermagem do Trabalho (UFAL).
Também foi professor concursado de Química Inorgânica no Colégio Estadual de Alagoas por mais de 07 anos. Exerceu o cargo médico da Comunidade de Colônia Leopoldina (1972) – período em que também lecionou a disciplina de Ciências Físicas e Biológicas no Colégio Cenecista Padre Francisco, daquela cidade. Ainda exerceu o cargo de médico residente da Casa de Saúde Miguel Couto e das clínicas Rocha Silvestre, em Maceió – AL e também exerceu durante 15 anos o cargo de médico perito em Psiquiatria do INPS (Instituto Nacional de Previdência Social).
Aprovado em concurso público federal para Médico Sanitarista do Ministério da Saúde – SUCAM – AL.
Aprovado em concurso público federal para Médico Perito em Psiquiatria do INPS – Maceió – AL.
Durante o quadriênio 2004-2008, realizou atividades médicas junto ao Programa de Saúde da Família (PSF), na comunidade de Colônia Leopoldina – AL.
Por um período de 30 anos, pertenceu ao quadro de sócios do Rotary Club Maceió-Leste, onde chegou a exercer os cardos de secretário e presidente dessa conceituada entidade filantrópica, que possui como lema: “DAR DE SI SEM PENSAR EM SI”.
Ainda exerceu os cargos de Médico Perito em Medicina do Trabalho, perante a Junta de Conciliação e Julgamento de Maceió, e da Justiça Federal de Alagoas, por mais de 05 anos.