José Francisco de Melo Neto
José Francisco de Melo Neto, nasceu em Colônia Leopoldina, Alagoas, no dia 16 de janeiro, de 1951. Filho de Francisco José de Melo (Chico Loló) e Doralice Bezerra de Melo (Dorinha Loló), sendo o primogênito de oito irmãos e irmãs. Teve 5(cinco) filhos com Maria do Socorro Melo, com quem divorciou-se, e Ana Lúcia Ferreira Queiroga.

Fez os seus estudos primários na cidade que se estendiam, tão somente, até à quarta série primária (terminologia da época).

Em seguida, partiu para Recife, estudando em escola de orientação religiosa católica, Escola Apostólica do Sagrado Coração de Jesus, onde fez o ginásio, hoje, a escola fundamental.

Mudou-se para Brasília, onde teve um determinante apoio da família Vieira, do Sertão da Paraíba, da cidade de São José do Caiana, tendo o título de cidadão desta cidade sertaneja, cultuando uma amizade que permanece. Em Brasília, concluiu o Ensino Médio no Colégio Marista, no ano de 1971. No ano seguinte, voltou ao Nordeste com um grupo de colegas de escola, vindo fazer o antigo vestibular na Universidade Federal da Paraíba. Passando a trabalhar, contudo, teve de mudar de moradia e de curso para a cidade de Campina Grande, onde graduou-se em Química, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – 1977).

Nesta cidade, iniciou as atividades de Professor de Química no Colégio Estadual Elpídio de Almeida, mais conhecido por “Gigantão” da Prata, bairro onde o mesmo localiza-se. Tornou-se Vice-Diretor, deste que é um dos mais referenciados dos educandários públicos do Estado.

Especializou-se em Química pelas Universidades: Estadual da Paraíba/Federal de Pernambuco(UFPE), em 1979. O trabalho de pesquisa o conduziu para realizar novo Curso de Graduação, agora em Filosofia, tendo iniciado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e concluído na Universidade Federal da Paraíba (UFPB – 1997).

Avançando em sua formação acadêmica, realizou curso de mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB – 1984), com a orientação da Profa. Dra. Hélène Le Blanch e o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 1996), com as orientações de Profa. Dra. Maria de Lourdes Albuquerque Fávero, inicialmente, e, concluindo com a Profa. Dra. Mirian Limoeiro. Realizou programa de pós-doutoramento na Universidade de São Paulo (USP – 2003), tendo como orientadores: os Professores Celso Beisiegel e Paul Singer, nomes expoentes da educação popular e da economia solidária.

Anúncios

Denunciar este anúncio

A partir de 1978, tornou-se professor de Química da Universidade Estadual da Paraíba, antiga FURNe. Afastou da mesma para exercer a função de Professor de Filosofia, no Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, no ano de 1993.

Exerceu várias atividades acadêmicas como a Chefia de Departamento e a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), com cursos de mestrado e doutorado em educação. Participou ativamente como docente na implantação do curso de doutoramento, na UFPB, como pesquisador na linha de Educação Popular. Orientou mais de duas dezenas de doutorandos e quase meia centena de mestrandos, além de participação em centenas de bancas, em todo o Brasil. Foi também avaliador de projetos e programas de pós-graduação e de trabalhos acadêmicos a serem apresentados em eventos promovidos pela área de educação (ANPED), em nível regional e nacional.

Desde 2003, é professor Titular da UFPB, a mais alta função acadêmica da carreira docente, com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, desenvolvendo atividades nos seguintes campos: fundamentos filosóficos e análises de experiências da Educação Popular em Movimentos Sociais e em programas e projetos de Extensão Popular, em especial, aqueles voltados à economia solidária popular.

Durante sua vida acadêmica, decorrente de suas pesquisas, tem produzido quase três dezenas de livros autorais e coletivos e entre os autorais: A organização popular (1995); Diálogo em Educação (Platão, Habermas e Freire), em 2010; Usina Catende: para além dos vapores do diabo (2011); Colônia Leopoldina: 30 anos de lutas populares por mudanças e cidadania (1982-2013), em 2013; Extensão Popular (2014). Junte-se à essa produção, um conjunto de mais de 100 artigos, divulgados em Revistas Nacionais e Internacionais, em Conferências e em Seminários e Congressos Acadêmicos, em todo o país.

A sua atuação política esteve sempre orientada ideologicamente às reivindicações das classes trabalhadoras. Participou das lutas pela democracia e contra a ditadura de 1964, vinculado a grupos de esquerda, vindo a contribuir posteriormente para a Fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), ajudando em Colônia Leopoldina, Alagoas, no ano de 1982, na constituição de seu Diretório Municipal. Também, participou desse movimento político em Brasília, mas atuou com maior intensidade no Estado da Paraíba, em Campina Grande e em João Pessoa. Todavia, desligou-se do mesmo em 2004, por discordância dos caminhos da política do partido.

Ainda na política, merece destaque a sua participação do Sindicato de Trabalhadores em Educação da Paraíba, hoje, SINTEP, na sua direção, na década de 1980. Também foi Presidente do Conselho Estadual de Educação, nos anos de 2012 e 2013.

Atualmente, na Universidade Federal da Paraíba, participa da Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBES), ajudando na fundação do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR), sendo escolhido para ser o seu Coordenador. Também é o líder do grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR), credenciado no Conselho Nacional de Pesquisa(CNPQ).

Anúncios

Denunciar este anúncio

Suas atividades envolvem ensino em cursos de graduação, mestrado e doutorado; pesquisas e extensão junto ao NUPLAR, EXTELAR e INCUBES, além das atividades de orientação e participação em bancas acadêmicas e de concurso para professor titular, pelo país.

Ainda, no campo da educação e da cultura, ajudou a construir a Academia de Cultura de Colônia Leopoldina, aglutinando os municípios de fronteira, sendo escolhido o seu Presidente, quando da fundação, no dia 23 de janeiro de 2015.

Finalmente, é filiado à Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED) e à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Essas organizações trazem elementos da cultura, por meio da pesquisa em educação, bem como, na área de ciências e tecnologias, permeadas por um humanismo próprio, pautadas sempre no outro, na alteridade, preocupações centrais deste autor, pesquisador e, em especial, um professor.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5514042389040539
José Francisco de Melo Neto
  • Nascido:16 de janeiro, de 1951