Reginaldo José de Oliveira
Reginaldo José de Oliveira nasceu em 15 de outubro de 1953, no Engenho Livramento, município de Colônia Leopoldina, no Estado de Alagoas, filho de Miguel Euzébio de Oliveira, e de Ozana Augusta de Oliveira. Mas, que aos sete anos de idade, no ano de 1960, veio residir na cidade de Palmares, no Estado de Pernambuco.

Na idade do alistamento militar se apresentou à Força Aérea, tendo servido como soldado, durante três anos, na Base Aérea do Recife. Desenvolvido maior interesse pela carreira militar, em 1978, ingressou no Curso de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, vindo a servir nessa corporação por 30 anos. Por seus serviços prestados à corporação e à sociedade atingiu o mais alto posto da carreira militar, na Polícia Militar, o posto de Coronel.

Na sua carreira militar, pode na corporação concluir vários cursos como o de Formação de Oficiais, o curso de Aperfeiçoamento de Oficias e o curso Superior de Polícia.

Contudo, o olhar estava para coisas mais altas, vindo a concluir o Curso de Piloto de Aviões, no Aeroclube de Pernambuco. Especializou-se ainda mais nessa área com o Curso de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos, curso este realizado na capital da República, em Brasília, no Distrito Federal.

Como militar, foi comandante do 10º BPM (Palmares), do 4º BPM (Caruaru), (1º Batalhão de Trânsito), em Recife, e do Grupamento Aéreo da SDS (Secretaria de Defesa Social). Também foi chefe do Serviço de Transporte Aéreo do Estado, servindo neste período, na Casa Militar.

Todavia, sempre esteve voltado às questões sociais, em particular, à educação e, por isso, criou a Patrulha Escolar na PM de Pernambuco no ano 2000. A sua dimensão de educador pôde ser desenvolvida, agora, de maneira mais efetiva quando tornou-se professor da Academia de Polícia Militar do Estado de Pernambuco, na cidade de Paudalho. Nesta atividade, permaneceu durante 10 anos, de 1986 a 1996.

A educação passou a ser seu foco principal, e concluiu os cursos superiores de Filosofia e de História, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Prosseguindo mais e mais os seus estudos, realizou a Pós-Graduado em Gestão de Defesa Social pela Universidade Católica de Pernambuco, no nível de Especialização.

A dimensão humanística em sua vida esteve sempre presente e a música também estava entranhada no seu sangue, vindo a participar, como músico, nas orquestras Mancines e Tocantins, em Palmares.

Em busca de novos caminhos, avançou para o mundo da pesquisa, vindo a publicar o livro: SABEDORIA OU MEDIOCRIDADE? Diálogos no Reino Encantado das Águias.

Atualmente, pode ser considerado um pesquisador no campo da pós-contemporaneidade, desenvolvendo pesquisa que mostrará a sua busca de Novos Caminhos, o seu próximo livro: Em Busca de Novos Caminhos.

É um dos fundadores da Academia de Cultura de Colônia Leopoldina (ACCL), Alagoas.
Reginaldo José de Oliveira
  • Nascido:15 de outubro de 1953