Sílvio César da Silva de Carvalho, nasceu em Palmares, Pernambuco, em 24 de dezembro de 1981. Como muitos leopoldinenses, nasceu no Estado vizinho mas tem a sua vida diretamente voltada à Colônia Leopoldina. É filho de Irene Maria da Silva e de Sebastião Manoel de Carvalho. É casada com Marthinele Ariana de Souza Silva, com quem tem uma filha, Lívia Hellen de Souza Carvalho.
Fez o antigo Ensino Fundamental na escola Joaquim Luiz da Silva (Colônia Leopoldina) e na escola Antônio Lins da Silva (Colônia Leopoldina). Já o Ensino Médio fez no extinto Colégio Padre Francisco (Colônia Leopoldina).
Entre os anos de 1998 e de 1999 frequentou os Encontros Vocacionados promovidos pelo do Seminário Arquidiocesano de Maceió, com o objetivo de adquirir os aportes epistêmicos necessários para o exercício do sacerdócio. No entanto, se apercebeu que as “verdades teologais” não preenchiam a sua “lacuna ontológica”, culminando com o abandono da busca pelo sacerdócio.
Entre os anos de 2005 e 2009 fez o Curso Superior de Licenciatura Plena em História na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (Palmares/PE), no qual recebeu a Láurea Acadêmica. Ainda no final do ano de 2009, ingressou nos Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em História do Brasil, terminando em 2011.
Como professor efetivo lecionou a ciência histórica nas escolas Mirandolina Pessoa de Queiroz (Campos Frios/Pernambuco/2010) e João Pereira Sobrinho (Xexéu/Pernambuco/2011-2013). Como professor temporário, lecionou na escola Aristheu de Andrade (Colônia Leopoldina/Alagoas/2011).
É coautor do livro “Elementos de Pós-Modernidade e de História Imperial” (2010), editado pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. No momento, concentra a pesquisa em dois campos: a) fundamentos histórico-políticos da cidade de Colônia Leopoldina – onde aborda as razões históricas da implantação da Colônia Militar Leopoldina, em 1852; b) fenomenologia e existencialismo – investigação sobre as relações entre as mencionadas correntes filosóficas com as práticas do senso comum.
Desenvolve intensa atividade crítica nas redes sociais. Administra “O GRUPO” no facebook e pode ser encontrado no blog “O RECANTO DOS CABANOS”, em http://www.silviocesar.blogspot.com.br/.
Atualmente, estuda o 3º período do Curso de Direito no Centro Universitário Tiradentes, em Maceió, Alagoas. É fundador da Academia de Cultura de Colônia Leopoldina, Alagoas.