89 anos de Severino Rocha.
Publicado via Instagram – 08 de outubro de 2024.
Severino Inácio da Rocha, nasceu na cidade de Cupira, em Pernambuco, 8 de outubro de 1935, passando a morar em Colônia Leopoldina, no ano de 1951. Casou-se com Irene Mendes da Rocha, tendo com ela três filhos, e, mais recentemente, daqueles, três netos e uma bisneta.
Instalado na cidade, passou a trabalhar como alfaiate. O seu estudo em escola formal foi pouco, conforme ele mesmo relata, devido as grandes dificuldades de seu tempo de adolescência e juventude. Contudo, o seu estilo de ver o mundo o transformou em um observador das pessoas e atento para com o cuidado com as mesmas, para a necessidade de que todos e todas se tornem cidadãos e cidadãs.
Severino Rocha e a Política.
Como alfaiate, montou a sua loja voltada a esse segmento de serviços, costurando para revenda, vindo a preparar as roupas, inclusive, dos políticos da região. A política partidária começou a fazer parte também de sua vida, por meio dos contatos desses políticos, conhecendo em detalhes boa parte da política local, desde a década de 1950.
Devido aos seus contatos políticos e suas análises do povo da região, foi eleito vereador da cidade, bem como, Secretário Geral da Prefeitura, à época, responsável pela Administração, no Governo do Prefeito Antônio Lins da Rocha, nos idos do final da década de 1960.
O seu pensamento de condições melhores de vida para o povo, em plena ditadura, deslocou-o para a visão política de oposição, no antigo Movimento Democrático Brasileiro, o MDB, um movimento pela redemocratização do país, tornando-se, também, o seu Presidente Municipal.
Severino e o Comércio.
SEVERINO ROCHA se manteve no comércio no ramo de supermercado que levava o nome de sua família – Supermercado Rocha. Sem abandonar a política, mas sem participar diretamente da vida partidária, continua mantendo a esperança de que as vidas das pessoas sempre possam ser muito melhores, tendo sido este o sentido de sua atuação política.
Na imagem Severino Rocha ao centro da imagem, em um curso realizado para os funcionários do Supermercado Rocha.
Severino e a ACCL.
SEVERINO, era membro da Academia de Cultura de Colônia Leopoldina - Alagoas, desde sua fundação. Participando ativamente desde a fundação em 2015, até o ano de 2018, quando veio a falecer.
SEVERINO ocupava a Cadeira de nº. 1, sendo seu Patrono, Afonso Wiynowhen (Holanda).
SEVERINO teve uma participação importante na cultura e vida cultural da nossa cidade, sempre ativo e participativo nas atividades da ACCL, como podemos analisar nas fotos ao lado.
SEVERINO nunca parou de buscar a valorização da CULTURA LEOPOLDINENSE E DO POVO, um exemplo a se seguir.
Esta é uma pequena homenagem da ACCL de quem foi Severino Rocha, que se estivesse entre nós, estaria completando 89 anos.
Tudo isto é o Severino Rocha. Será?
Ainda tem muitas histórias para contar.